Bjarke Ingels Group e a WXY architecture + urban design, em colaboração com a Downtown Brooklyn Partnership, imaginaram um novo futuro para a região centra do Brooklyn, em Nova Iorque. A proposta apresenta uma abordagem mais verde e segura voltada para um bairro que privilegie os pedestres.
Propondo diversas áreas de uso público, uma melhor paisagem urbana e infraestrutura verde, o projeto atende à crescente população do bairro e aborda questões importantes como trânsito, falta de espaços verdes, ciclovias interrompidas e infraestrutura pública. Desta forma, os estudos sugerem a implementação de acessos restritos para carros, ciclovias protegidas, passagens para pedestres mais seguras, mobiliário urbano divertido, espaços públicos de convivência e a criação de uma faixa de ônibus de mão única na Fulton Street. O plano de ação é inspirado pelo CityLab, que já reformulou algumas ruas de Nova Iorque, como a via de ônibus da 14th street.
Downtown Brooklyn é o bairro característico de uso misto de Nova Iorque, e este plano de ação oferece uma estratégia de design para suas ruas, parques e espaços públicos compartilhados, hoje e amanhã - Claire Weisz, diretora da WXY.
A esfera pública do Downtown Brooklyn é "imaginada como um ambiente lúdico, focado na experiência dos pedestres - um lugar onde moradores, trabalhadores e visitantes podem desfrutar de espaços de convivência ao ar livre, praticar esportes e celebrar a cultura diversificada", de acordo com BIG. Com base nas políticas existentes, o projeto é exclusivo do centro do Brooklyn, incentivando futuras iniciativas que conduzirão a uma área mais vibrante. Além disso, o projeto também recomenda a revitalização de espaços existentes, como o Columbus Park no Borough Hall e a University Place no LIU Brooklyn. Para intensificar o conceito de um bairro mais verde, 900 novas árvores serão plantadas.
Trabalhando em colaboração com o DBP, o WXY e a comunidade local em geral, esperamos criar um bairro mais verde, mais seguro e mais ousado - nossa proposta acentua o caráter já divertido do Brooklyn, com uma paleta de cores diversificada e novos mobiliários urbanos. Os nativos do Brooklyn podem desfrutar de uma experiência de paisagem urbana coesa, com melhores possibilidades de deslocamento, segurança para os pedestres e ciclistas, o dobro de vegetação e uma iluminação urbana divertida - Bjarke Ingels, fundador e diretor de criação do BIG.